Identidade Estratégica

O que lhe vem à cabeça em primeiro lugar quando se lembra de produtos como lâmina de barbear e refrigerante? Gillete e Coca-cola certo? Isto é o que basicamente acontece quando você cria uma identidade para sua organização. Se a sua marca tem um posicionamento na mente das pessoas, fica mais fácil trabalhar com o seu discurso, o JINGLE e o direcionamento do trabalho.

Poucas empresas incluem em seu planejamento estratégico um Slogan. Ele é um resumo de seus objetivos, é a alma da organização e irá direcionar seus esforços. Esta técnica é importante para marcar a gestão de determinado período e deve ser renovada sempre que os objetivos forem cumpridos.

Pode parecer fácil desenvolver um slogan, mas não é. Os gestores geralmente criam ou solicitam à sua equipe idéias para lançar no mercado, mas geralmente se embaralham, criando-se apenas um slogan bonito e de fácil lembrança. Este processo que deve ser desenvolvido com muito cuidado e atenção, pois ele deve incorporar seus objetivos estratégicos. Como exemplo temos a Nissan, que em 2004 definiu o Slogan “Nissan 180*”. Esta era a mensagem desenvolvida para indicar que buscavam:

1 milhão a mais de carros vendidos no mercado

8% de aumento na margem operacional

0 de dívidas ao final do ano fiscal.

Um caminho para se criar um slogan, é fazer uma “tempestade de ideias”, escrevendo em um papel diversas frases que sejam coerentes com a sua estratégia para o futuro. Logo após, escolha somente uma frase e escreva-a numa folha branca, com letras pretas e mostre-a para algumas pessoas, mas não diga do que se trata. Esse tipo de estratégia é pouco utilizado e serve para perceber como as pessoas irão interpretar a frase. Assim, o gestor começa a obter um posicionamento que, na verdade, reflete como os stakeholders (partes interessadas) irão lembrar da empresa, ou seja, uma identidade que é desenvolvida para um período estabelecido.

Como próximo passo, pergunte para essas pessoas se o conceito elaborado parece com a empresa. Se alguém identificar o slogan com a empresa haverá uma sintonia, ou seja, uma confirmação de que a verdade entre empresa e stakeholders será estabelecida.

* http://www.nissan-global.com/EN/COMPANY/PROFILE/HERITAGE/NISSAN/NISSAN180/

Adm. Charles Magalhães
CRA-MG 31.171

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